Páginas

domingo, 9 de agosto de 2015

Oxalaia: fatos sobre o maior carnívoro brasileiro!

Oxalaia quilombensis! Dinossauro brasileiro!

Há 98 milhões de anos atrás no período Cretáceo, um espinossaurídeo habitava as terras brasileiras, você aí que mora no Maranhão, você já parou pra imaginar que você está pisando no mesmo lugar que esse incrível animal pisou há 98 milhões de anos atrás?

História:

Restos do Oxalaia foram descobertos em 1999 na Ilha do Cajual, no Maranhão. Consistia apenas em vestígios do maxilar com 7 dentes e com a narina do dinossauro. Porém a identificação e divulgação da descoberta foi realizado apenas 12 anos depois, em 2011. E como você lerem acima, temos MUITO pouco fósseis desse animal!

Fósseis do focinho descoberto!

Seu nome é uma homenagem à divindade africana Oxalá e quilombensis remete ao fato de que a Ilha do Cajual já foi um quilombo, onde viveram descendentes de escravos. Foi nomeado por Alexander W.A. Kellner, Sergio Azevedo, Elaine Machado, Luciana B. Carvalho e Deise D.R. Henriques em 2011.

Tamanho:

Comparação com humano.

Comprimento: 12 metros de comprimento.
Altura: 4 metros de altura sem a vela e uns 5 metros de altura com a vela.
Peso: 6 toneladas de peso.

Onde viveu?:
Brasil

Sua aparência é igual a aparência do Spinosaurus aegyptiacus antes de sua nova reconstrução, POR ENQUANTO, o Oxalaia é retratado assim:


Mas como temos muita pouca coisa sobre ele, nossa visão pode sobre esse dinossauro pode mudar, assim como o seu primo maior africano. Suas características e sua alimentação e ecologia é igual a de outros espinossaurídeos, tinham uma vida mais aquática, usavam seus focinhos longos e finos para pegar peixes e suas caudas poderiam servir para remar na água enquanto procuravam alimento. Mas enfim, quem sabe no futuro vemos um Oxalaia assim:

Quem sabe o Oxalaia seja que nem seu primo africano?

domingo, 2 de agosto de 2015

Velociraptor: fatos sobre o ladrão veloz!

O Velociraptor!

Eu voltei!!! E agora é pra ficar! Estou sem postar desde dezembro de 2014, e agora estamos em agosto de 2015, eu só tive tempo responder para responder alguns comentários, mas agora eu voltei e postarei mais postagens, e desta vez é sobre o Velociraptor. Um dos dinossauros mais famosos do mundo. 

Tudo bem que o Velociraptor do filme Jurassic Park (1993) não está cientificamente correto, como o seu tamanho era muito maior que o real, e o fato de ele não possuir penas e ele teve a inteligência um pouco aumentada (exemplo: jamais um Velociraptor real conseguiria abrir uma porta usando a maçaneta), mas isso não muda o fato de que ele poderia arrancar suas tripas, pois ele caçava animais maiores que ele.

História:

O primeiro fóssil de Velociraptor foi encontrado por Peter Kaiser em 1923, durante uma expedição ao deserto de Gobi na Mongólia, o Velociraptor foi nomeado em 1924 por Osborn que o nomeou de V. mongolienses pelo local da descoberta. Peter Kaiser encontrou um crânio esmagado, mas completo, com uma das garras do segundo dedo do pé. Entre 1988 e 1990 fósseis de Velociraptors foram descobertos no norte da China por equipes canadenses e chinesas, em 1999 maxilas e um lacrimal foram descobertas na China, o achado era de uma nova espécie de Velociraptor, em 2008 Pascal Godefroit e colegas nomearam V. osmolskae.

Esqueleto de Velociraptor

Em 1971, foi encontrado um dos mais conhecidos e importantes achados paleontológicos do mundo, foi descoberto por uma equipe polonesa e mongoliense, se tratava do famoso achado de "dinossauros em combate", a milhões de anos atrás um Velociraptor lutava contra um Protoceratops, ambos os animais morreram durante a luta, talvez foram soterrados por uma avalanche de areia durante a luta. 



Velociraptor vs. Protocaratops

Esse fóssil indica que o Velociraptor era um ótimo caçador, o Velociraptor atacava com sua garra do pé, dá para ver no fóssil que o Velociraptor estava tentando fincar sua garra no pescoço (mas precisamente na garganta) do Protoceratops para mata-lo.

Tamanho:


Altura: 70 centímetros de altura
Comprimento: 2,07 metros de comprimento
Peso: 15 a 20 quilos.


Onde viveu?:

Mongólia


China

O Velociraptor viveu no período Cretáceo entre 75 e 70 milhões de anos atrás. Este animal devia ser bem ágil. Seu tamanho se assemelhava a um peru em tamanho, mas mesmo assim era um predador feroz e inteligente. Não pesava muito mais que 20 quilos, massa corporal que lhe dava vantagem na hora de correr. Para capturar presas rápidas utilizava sua agilidade e um crânio leve, dotado de mandíbulas com cerca de 20 dentes de borda serrilhada, que ao morder ajudavam a reter a presa por mais tempo até dominá-la. Seu crânio era incrivelmente curvado para cima na parte superior, chegando a medir até 25 centímetros de comprimento na idade adulta.


O dinossauro emplumado

O Velociraptor era um dromeussarídeo ágil e devia correr muito nas perseguições à presas, mas uma cauda longa como a dele atrapalharia a estabilidade. Por este motivo sua cauda tinha estruturas ósseas na parte superior e tendões ossificados na parte de baixo. Estas estruturas faziam com que a cauda ficasse rígida quando corria, levantada para cima, impedindo que a cauda movimentasse verticalmente e descontroladamente, o que tiraria toda a estabilidade.
Porém isso não impedia que a cauda tivesse certa mobilidade, pois um espécime apresentava a cauda curvada em forma de S, sinal de que a cauda dobraria-se muito bem horizontalmente.


O Velociraptor sem dúvida alguma, é um dos animais mais legais que já pisaram nesse planeta. E é claro que mesmo ele não sendo igual a aquele do Jurassic Park (1993), isso não muda o fato de dele ser um animal fantástico.