Oxalaia quilombensis! Dinossauro brasileiro!
Há 98 milhões de anos atrás no período Cretáceo, um espinossaurídeo habitava as terras brasileiras, você aí que mora no Maranhão, você já parou pra imaginar que você está pisando no mesmo lugar que esse incrível animal pisou há 98 milhões de anos atrás?
História:
Fósseis do focinho descoberto!
Seu nome é uma homenagem à divindade africana Oxalá e quilombensis remete ao fato de que a Ilha do Cajual já foi um quilombo, onde viveram descendentes de escravos. Foi nomeado por Alexander W.A. Kellner, Sergio Azevedo, Elaine Machado, Luciana B. Carvalho e Deise D.R. Henriques em 2011.
Tamanho:
Comparação com humano.
Comprimento: 12 metros de comprimento.
Altura: 4 metros de altura sem a vela e uns 5 metros de altura com a vela.
Peso: 6 toneladas de peso.
Onde viveu?:
Brasil
Sua aparência é igual a aparência do Spinosaurus aegyptiacus antes de sua nova reconstrução, POR ENQUANTO, o Oxalaia é retratado assim:
Mas como temos muita pouca coisa sobre ele, nossa visão pode sobre esse dinossauro pode mudar, assim como o seu primo maior africano. Suas características e sua alimentação e ecologia é igual a de outros espinossaurídeos, tinham uma vida mais aquática, usavam seus focinhos longos e finos para pegar peixes e suas caudas poderiam servir para remar na água enquanto procuravam alimento. Mas enfim, quem sabe no futuro vemos um Oxalaia assim:
Quem sabe o Oxalaia seja que nem seu primo africano?