Páginas

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

T-rex: Predador ou carniceiro?

Seria o rei dos dinos um carniceiro?

Bem esse é um assunto polêmico na paleontologia, o qual Jack Horner começou, mas depois, outros cientistas rebateram as teorias de Horner que provavam que o T-rex era um carniceiro. Então publicarei aqui:

Jack Horner: Os T-rexes tinham grandes bulbos e nervos olfativos. Isso sugere que poderia ter olfato mais aguçado para sentir o cheiro de carcaças mesmo à grandes distâncias. Pesquisas mostram que dentre 21 dinossauros analisados, o olfato mais forte seria o do T-rex.

Outros cientistas: Os grandes bulbos olfativos não são características apenas de carniceiros, mas também de predadores. Mesmo assim, os carniceiros só usam o olfato para economizar tempo procurando, poupando energia, ou seja, o T-rex poderia ter um bom olfato para não precisar vagar muito atrás das presas, pois as encontraria rápido pelo cheiro, mesmo que ainda vivas.

Jack Horner: Os braços do T-rex são outra prova de que não caçava, pois sem braços longos e fortes não conseguiria lutar e agarrar uma presa.

Outros cientistas: Os braços, mesmo sendo curtos não influenciam na caça, poderia ser um ótimo caçador mesmo sem usar os braços. Segundo estes pesquisadores seu pescoço forte e crânio robusto eram fortes o suficiente para aguentar impactos de uma luta ou queda e segurar uma presa com a ajuda dos dentes preparados para perfurar, rasgar e segurar ao mesmo tempo. Animais de hoje como as aves de rapina e crocodilos são comparados neste quesito com o T-rex, como mais uma prova de que os braços não são necessários.

Jack Horner: O T-rex não era veloz o suficiente para caçar. Era pesado e não podia correr o risco de se machucar fatalmente em uma queda, durante uma corrida, pois qualquer tombo ia quebrar suas costelas. Seu fêmur era praticamente do mesmo tamanho do osso da canela, por isto o animal seria apto para caminhar por longas distâncias, mas não para correr, no entanto, mesmo correndo seria lento.

Outros cientistas: Animais atuais, como cavalos também quebram a perna com facilidade e mesmo assim correm bem, ou seja, o medo de machucar-se não faria o rei parar de correr. Como mencionado antes, o T-rex como outros terópodes caminham sobre os dedos do pé, deixando o pé propriamente dito inclinado, tornando-o parte do osso da canela e aumentando sua capacidade de correr. Geralmente a velocidade dos dinossauros são estimadas a partir de pegadas do animal, mas nunca havia sido achadas pegadas do T-rex, até quena década de 90 encontraram rastros do animal e estimaram sua velocidade em 15 km/h andando e em torno de 40 km/h (embora algumas estimativas indicam que ele não passava dos 32 km/h) correndo, uma média ótima.

Jack Horner: Existem provas fósseis de que o T-rex seria um carniceiro, entre elas um coprólito, cocô fossilizado que continha fragmentos de ossos de outros dinossauros, provando que o T-rex comia ossos de animais. Horner afirma que essa é a característica de carniceiros que tem que se contentar em comer restos de predadores mais eficazes, inclusive ossos. Há marcas de dentes de T-rex na bacia de um Triceratops, mas isto afirma a apenas que ele comeu o dino e não que matou o mesmo.

Outros cientistas: Há fosseis que provam que o T-rex caçava animais vivos, embasando ainda mais a ideia de que não era um carniceiro. Marcas encontradas na cauda de um Edmontossauro fossilizado, mostram que um T-rex o mordeu ali quebrando seu osso, pois as marcas dos dentes são claras. Mas também há uma calcificação, ou seja, o osso "sarou", se colocou novamente, provando que o animal mordido ainda estava vivo e conseguiu escapar do ataque para que o machucado e a fratura se regenerassem. Isso mostra que o grande terópode caçava sim e não vivia só de carniça como afirma Horner. Há também marcas de dentes de T-rex em fósseis de T-rexes, isso mesmo, eles lutavam entre si em batalhas ferozes. Um exemplo é a famosa Sue, que deve ter morrido atacada por um outro T-rex, maior e mais forte, pois no seu pescoço, em uma das vértebras havia um dente de outro T-rex e seu fóssil continha fraturas em alguns ossos, bem como cicatrizes no crânio.

E aí? O que acham das provas que comprovam que o T-rex era um predador? Podem falar o que quiserem, mas NUNCA mudarão a verdade! O T-rex é um predador e isso foi comprovado! Podem chorar à vontade, haters do T-rex, mas cientistas dizem e vocês não podem fazer nada!

11 comentários:

  1. Foi comprovado,evidência falsa,pra sabe se um dinossauro é carniceiro ou não é só construí uma máquina do tempo e ir pra época dele

    ResponderExcluir
  2. Envc não pode sai por aí dizendo que é predador se é mistério,diga sua opinião se é mistério,

    ResponderExcluir
  3. Ñ é mistério... já foi comprovado cientificamente q o T-rex era predador, como eu disse pd chorar a vontade... As provas q coloquei do post foram de cientistas... E mlk, vai criar um blog pra vc colocar o q vc acha q é verdadeiro pra dps vim corrigir o q eu disse... Fmz?

    ResponderExcluir
  4. Com assim chorar,na opinião é predador,toma!

    ResponderExcluir
  5. kkkkkkkkkkkkkkk ñ é opinião, é FATO! Se vc aceita td bem, problema é seu, pelo menos um fato vc aceita....

    ResponderExcluir
  6. E claro ele tem 12m e carnívoros tem que ser grandes ,né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na vdd, ele tem pouco mais de 13 m e tem até estimativas de 14 m...

      Excluir
  7. NADA impede dele ser as DUAS coisas! Que foi predador as evidencias mostram claramente, mas também e difícil imaginar ele dispensando uma carcaça prontinha de um animal já morto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, acredito q ele era um predador oportunista, predava animais na maior parte de seu tempo mas comia carniça caso encontrasse... Seria meio estranho se ele fosse uma coisa só.

      Excluir
  8. Tiranoufuckingsauros Rex e um Caçador bitches

    ResponderExcluir
  9. Então, o T-Rex tinha visão tridimensional, isso só já o colocava como um predador mais eficiente do que outros. Sem dizer que é difícil um dinossauro do porte dele, e que não agia em grupo ser carniceiro

    ResponderExcluir