Um paleo-valentão das sortes, um Tyrannosaurus rex poderia morder a presa com a força necessária para levantar um semi-trailer, destruindo os ossos da vítima. Agora, pesquisadores descobriram a arma secreta do dino foi: cabeça-dura.
"Ossos nasais fundidos como arco são uma característica única de tiranossaurídeos", disse o cientista Eric Snively da Universidade de Alberta. "Esta adaptação, por exemplo, foi mantendo os T-rexes de quebrar seu próprio crânio ao quebrar os ossos de suas presas."
Tiranossaurídeos são conhecidos por ter dentes e crânios robustos, assim como áreas ampliadas para fixação e expansão de músculos da mandíbula, o que sugere que eles rapidamente esmagam a carne e os ossos de suas presas. E, embora outros pesquisadores avessem notado o osso nasal fundido do T-rex, como o recurso adicional para a força bruta do animal ou qual o papel que desempenhou tinha permanecido um mistério.
O novo estudo, publicado na revista Acta Palaeontologica Polonica, usou tecnologias do século 21 para olhar para a biomecânica das criaturas antigas.
Esmagamento de ossos
Snively e seus colegas, incluindo o físico Donald Henderson do museu real de Tyrrell, em Alberta e Doug Phillips, da Universidade de Calgary, comparou os crânios e dentes de uma série de tiranossaurídeos até não tiranossaurídeos.
Eles usaram tomografias computadorizadas para olhar para esses fatores da mecânica estrutural como a flexão dos dentes e nariz e força do crânio. Os ossos nasais formam uma espécie de arco em cima dos ossos que suportam o dente do maxilar superior e tomar uma batida sempre que um dinossauro morde.
As tomografias mostraram que as nasais do tiranossaurídeo fundidos foram mais fortes do que os ossos nasais não fundidos encontrados em outros dinossauros carnívoros. "Quando o T-rex mordia, a força dos dentes superiores seriam canalizados para a direita para os [fundidos] ossos nasais", disse Snively. A mordida resultante teria estilhaçado os ossos de presas de azar.
"Porque as nasais [do T-rex] foram fundidos, toda a força de mordida foi transmitida para a comida, em vez de parte da força distorcendo o crânio", disse Snively. "O T-rex especialmente tinha um forte crânio e músculos da mandíbula que transformá-la em uma super-arma zoológica."
Ingredientes perfeitos
T-rex provavelmente não iria recuar a partir de animais maiores também. As médias de tamanho do T-rex ostentava ainda mais força crânio de uma criatura carnívora maior, como o dinossauro Carcharodontosaurus saharicus, cujo cabeça era cerca de um e meio, longa como a do T-rex.
Com essa mordida enorme, às vezes T-rex provavelmente teve seus dentes profundamente entrincheirados preso na presa. "Se os dentes cravarem na presa e T-rex não era capaz de extrair o alimento, ele não podia comer muito bem", Snively contou a LiveScience.
É por isso, Snively sugere, T-rex tinha um pescoço poderoso. Em uma fração de segundo, o dino poderia balançar a cabeça e lançar grandes pedaços de carne para cima e em sua garganta. Os cientistas calcularam que um T-rex poderia arremessar uma pessoa de 45 kg mais que 4,5 metros no ar.
O poder de lançamento também significou T-rex poderia rasgar de lado a lado, arrancando pedaços de carne de outro dinossauro. "O lançamento nos mostrou quão facilmente T-rex poderia alimentar; ele iria atirar comida de volta na garganta", disse Snively. "Mas o poder total também nos mostra como T-rex poderia remover carne e osso da presa."
Ele acrescentou: "Todos os recursos do T-rex se uniram para dar a mordida mais forte de todos os animais terrestres. O T-rex apenas tira todos pra fora da água quando se trata de força. "
Aqui o link que prova que não estou mentindo: Live Science: T-rex's Secret Weapon Discovered.
Nenhum comentário:
Postar um comentário