O canal de documentários Discovery Channel lançou em 2009, uma série de 6 episódios sobre alguns dos grandes predadores da pré-história, sendo cada episódio focado num tipo de predador, do qual nos mostram as características, fatos interessantes e teorias sobre o animal em questão, como caçava e onde vivia, enfim, tudo sobre ele. A série não é excelente, pois tem umas falhas, mostra alguns erros nos animais e é um pouco sensacionalista, pois trata animais comuns como bestas saídas de filmes de terror, retratando-os de maneira extremamente violenta e agressiva.
E claro, no episódio 3, você sabe quem apareceu? O grande Spinosaurus aegyptiacus.
Neste episódio, vemos o mais comprido dinossauro terópode que já foi descoberto. Sendo o maior terópode em comprimento, com 15 metros de comprimento, este seria um predador formidável... de peixes. No episódio é retratado como um predador de topo, coisa que ele não era, pois dividia terreno com Carcharodontosaurus saharicus... Ele aparece caçando saurópodes chamados Paralititan, matando um terópode menor chamado Rugops, cujo comprimento era 9 metros. Infelizmente os produtores quiseram retratar o Spino como uma máquina de matar perfeita e agressiva, coisa que ele não era também, e com isso provocaram erros científicos no episódio.
1°: Spinosaurus abocanha Rugops: Quando o Spino mata o Rugops de 9 metros, ele simplesmente o abocanha e quando aparece a imagem mais aberta do dino na boca do Spino, a diferença entre tamanho é enorme, exagerada. O Spino JAMAIS conseguiria abocanhar um Rugops...o peso do Rugops era 2 toneladas e o peso do Spino era 6 toneladas, você acha que um animal de 6 toneladas abocanharia um animal de 2 toneladas? Sem contar que Rugops era bem robusto e os dentes do Spino se quebrariam se tentasse abocanhar ou morder o Rugops bem forte por causa de seus dentes finos.
2°: Spinosaurus mata Carcharodontosaurus: O Spino aparece derrubando um Carcha com apenas um patada com suas enormes garras, o que é uma coisa exagerada. Ele até poderia matar um Carcha com umas chances de 30% (na minha opinião), mas com uma patada só??? Isso é muito ridículo... Até porque o Carcha possuí uma massa de 8 toneladas, ou seja, uma patada só não derrubaria essa massa toda, essa patada, no máximo, faria um arranhão na pele dele.
3º: Spinosaurus fatia Sarcosuchus: O Spino é mostrado fatiando um Sarcosuchus com as garras, como se fosse um pedaço de presunto. Outro erro grave, pois o crocodilo possuía enormes osteodermas e por isso esse ataque do Spino não funcionaria, ele acabaria quebrando sua garra em vez de fatiar o Sarcosuchus. Os fãs do Spino dizem que o Spino fatiou as laterais, onde não tinha osteodermas, mas esse argumento é inválido, pois nas laterais, ele possuía uma pele grossa, onde ele poderia quebrar sua garra do mesmo jeito.
4°: Spinosaurus com crânio do Suchomimus: Outro erro é que usaram o crânio do Suchomimus no Spino, mas o crânio do Spino era mais fino do que o do seu primo menor. A pergunta é por quê? Pra que isso? Por que usariam o crânio de outro dinossauro no protagonista? Não entendo esse documentário...
5°: Spinosaurus ou Godzilla Jr.?: Já falei sobre seu comportamento agressivo e feroz, coisa que ele não tinha... Mas eles mesmo do documentário falaram que ele passava a maior parte do tempo na água pescando, então por que ele não foi mostrado pescando e nadando ao invés de mostrar esse monte de erros??? Pois é, valeria mais a pena do que mostrar essas mentiras fajutas.
Agora as mentiras que o Spino não está incluído...
6°: Grama: No começo do documentário, os grandes saurópodes Paralititans aparecem andando numa grama totalmente desenvolvida, não só nessa cena como no documentário inteiro, o que é outro erro...
Repare na grama.
7°: Rugops mata Paralititan: Logo depois do primeiro erro, aconteceu outro erro, o Rugops, abelissaurídeo de 9 metros de comprimento, mata um filhote de Paralititan com apenas uma mordida, o que é um erro, pois o Rugops tem dentes e mordida fracos, ou seja, ele não conseguiria fazer o tal ataque.
O documentário:
Eu, sinceramente, não gosto desse documentário por esses mesmos erros, acho que poucos documentários mostram a verdadeira face do Spinosaurus. Mas enfim, um documentário que recomendo muito é o documentário da Nova, Bigger than T-rex, apesar de não ser um nome muito criativo, ele é bem informativo e mostra o Spino do jeito que ele é, recomendo muito: