Páginas

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Criaturas Titânicas: O maior dino assassino


O canal de documentários Discovery Channel lançou em 2009, uma série de 6 episódios sobre alguns dos grandes predadores da pré-história, sendo cada episódio focado num tipo de predador, do qual nos mostram as características, fatos interessantes e teorias sobre o animal em questão, como caçava e onde vivia, enfim, tudo sobre ele. A série não é excelente, pois tem umas falhas, mostra alguns erros nos animais e é um pouco sensacionalista, pois trata animais comuns como bestas saídas de filmes de terror, retratando-os de maneira extremamente violenta e agressiva.


E claro, no episódio 3, você sabe quem apareceu? O grande Spinosaurus aegyptiacus.

Neste episódio, vemos o mais comprido dinossauro terópode que já foi descoberto. Sendo o maior terópode em comprimento, com 15 metros de comprimento, este seria um predador formidável... de peixes. No episódio é retratado como um predador de topo, coisa que ele não era, pois dividia terreno com Carcharodontosaurus saharicus... Ele aparece caçando saurópodes chamados Paralititan, matando um terópode menor chamado Rugops, cujo comprimento era 9 metros. Infelizmente os produtores quiseram retratar o Spino como uma máquina de matar perfeita e agressiva, coisa que ele não era também, e com isso provocaram erros científicos no episódio. 

1°: Spinosaurus abocanha Rugops: Quando o Spino mata o Rugops de 9 metros, ele simplesmente o abocanha e quando aparece a imagem mais aberta do dino na boca do Spino, a diferença entre tamanho é enorme, exagerada. O Spino JAMAIS conseguiria abocanhar um Rugops...o peso do Rugops era 2 toneladas e o peso do Spino era 6 toneladas, você acha que um animal de 6 toneladas abocanharia um animal de 2 toneladas? Sem contar que Rugops era bem robusto e os dentes do Spino se quebrariam se tentasse abocanhar ou morder o Rugops bem forte por causa de seus dentes finos.

2°: Spinosaurus mata Carcharodontosaurus: O Spino aparece derrubando um Carcha com apenas um patada com suas enormes garras, o que é uma coisa exagerada. Ele até poderia matar um Carcha com umas chances de 30% (na minha opinião), mas com uma patada só??? Isso é muito ridículo... Até porque o Carcha possuí uma massa de 8 toneladas, ou seja, uma patada só não derrubaria essa massa toda, essa patada, no máximo, faria um arranhão na pele dele.

3º: Spinosaurus fatia Sarcosuchus: O Spino é mostrado fatiando um Sarcosuchus com as garras, como se fosse um pedaço de presunto. Outro erro grave, pois o crocodilo possuía enormes osteodermas e por isso esse ataque do Spino não funcionaria, ele acabaria quebrando sua garra em vez de fatiar o Sarcosuchus. Os fãs do Spino dizem que o Spino fatiou as laterais, onde não tinha osteodermas, mas esse argumento é inválido, pois nas laterais, ele possuía uma pele grossa, onde ele poderia quebrar sua garra do mesmo jeito.

4°: Spinosaurus com crânio do Suchomimus: Outro erro é que usaram o crânio do Suchomimus no Spino, mas o crânio do Spino era mais fino do que o do seu primo menor. A pergunta é por quê? Pra que isso? Por que usariam o crânio de outro dinossauro no protagonista? Não entendo esse documentário...

5°: Spinosaurus ou Godzilla Jr.?: Já falei sobre seu comportamento agressivo e feroz, coisa que ele não tinha... Mas eles mesmo do documentário falaram que ele passava a maior parte do tempo na água pescando, então por que ele não foi mostrado pescando e nadando ao invés de mostrar esse monte de erros??? Pois é, valeria mais a pena do que mostrar essas mentiras fajutas.

Agora as mentiras que o Spino não está incluído...

6°: Grama: No começo do documentário, os grandes saurópodes Paralititans aparecem andando numa grama totalmente desenvolvida, não só nessa cena como no documentário inteiro, o que é outro erro...

 
Repare na grama.

7°: Rugops mata Paralititan: Logo depois do primeiro erro, aconteceu outro erro, o Rugops, abelissaurídeo de 9 metros de comprimento, mata um filhote de Paralititan com apenas uma mordida, o que é um erro, pois o Rugops tem dentes e mordida fracos, ou seja, ele não conseguiria fazer o tal ataque.

O documentário:


Eu, sinceramente, não gosto desse documentário por esses mesmos erros, acho que poucos documentários mostram a verdadeira face do Spinosaurus. Mas enfim, um documentário que recomendo muito é o documentário da Nova, Bigger than T-rex, apesar de  não ser um nome muito criativo, ele é bem informativo e mostra o Spino do jeito que ele é, recomendo muito:

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Os mais poderosos carnívoros que já passaram pela terra

Os maiores carnívoros e seus enormes tamanhos.
Clique na imagem para ver melhor.

Um dos meus amigos, Igor H. R. Oliveira, dono do blog Feras Pré-históricas (que eu recomendo muito), fez uma postagem sobre: Os maiores carnívoros que já passaram pela terra, muito boa a postagem dele, mas eu farei minha versão, baseado nas novas descobertas. Não considerarei cobras e crocodilos, porque eu simplesmente não entendo nada deles.


Torvosaurus gurneyi:


* 11 metros de comprimento
* 5 toneladas de peso
* O rei do período Jurássico europeu

Allosaurus maximus:


* 10 a 12,2 metros de comprimento
* 4 toneladas de peso
* O maior carnívoro do Jurássico

Mapusaurus rosae:


* 10,2 a 12,2 metros de comprimento
* 4 toneladas de peso
* Segundo maior dino carnívoro Sul-americano

Acrocanthosaurus atokensis:



* 11,5 a 12,5 metros de comprimento
* 6,2 toneladas de peso
* Segundo maior dino carnívoro do EUA

Carcharodontosaurus saharicus:



* 12 a 13 metros de comprimento
* 8 toneladas de peso
* O segundo mais longo africano

Giganotosaurus carolinii:


* 12,2 a 13,2 metros de comprimento
* 10 toneladas de peso 
* O maior carnívoro Sul-americano

Tyrannosaurus rex:


* 12 a 14 metros de comprimento
* 9 toneladas de peso
* O mais eficaz predador de todos os tempos

Spinosaurus aegyptiacus:


* 12 a 15 metros de comprimento
* 7 toneladas de peso
* O mais longo terópode já registrado

Mas qual desses carnívoros que já passaram pela terra é o mais poderoso? Bem é impossível afirmar qual é! Então isso fica a opinião de cada um! Mas e você? Quem você acredita ser o mais poderoso?

A minha resposta é a seguinte, pelo forte e resistente crânio de 1,55 m; pelos dentes de 33 cm que é um dos ingredientes da mordida mais poderosa dos animais terrestres, pelo incrível tamanho e pelos sentidos fantásticos e apurados, mandíbulas grandes e robustas, eu elejo: Tyrannosaurus Rex!


Se concorda ou discorda, comente! Quero ouvir outras opiniões inteligentes!

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

DINO-BATALHA #6 - Tiranossauro Rex vs. Anquilossauro! Quem vence?

A Máquina Mortífera vs. O Tanque Pré-Histórico

Uma batalha que realmente deve ter acontecido! O mais poderoso carnívoro, T-rex contra o tanque pré-histórico, Ankylosaurus. É uma batalha bem difícil, mas vamos lá:

ARMAS E VANTAGENS DO T-REX:















* O T-rex, sendo maior, ele podia morder bem a pata do Ankylosaurus, virando-o de barriga pra cima e morder a barriga, matando-o em pouco tempo. 

* O T-rex tinha a mordida mais forte entre todos os dinossauros e mataria o Ankylosaurus com uma só mordida. E mesmo que o Ankylosaurus aguentasse a dor na pata (caso o T-rex não tenha conseguido vira-lo), ele morreria de qualquer jeito por causa das bactérias.


* O T-rex era muito mais rápido e ágil que o Ankylosaurus, então o T-rex poderia se esquivar dos ataques da clava dele.

* O T-rex era mais inteligente e tinha a sua famosa "Visão Binocular". E também ele tinha um olfato melhor que dos cachorros modernos. Já o Ankylosaurus era muito burro e usa visão e olfato nem se comparam com a do terópode.


ARMAS E VANTAGENS DO ANKYLOSAURUS:











* Se o T-rex se atrevesse a chegar perto do Ankylosaurus, ele poderiaa e atacaria o terópode com sua clava óssea. Ataques com a clava poderiam ser fatais e chegarem até a matar o T-rex.

* Pelo tamanho do Ankylosaurus comparado ao T-rex, o golpe acertaria o T-rex na maioria das vezes, em suas pernas, e isso poderia faz com que o T-rex quebrasse a perna e não teria chances de sobrevivência.

* Se o T-rex tentasse abocanhar o Ankylosaurus por cima com sua mordida, por mais forte que ela seja, não adiantaria, por causa do escudo ósseo do Ankylosaurus que era pura couraça e T-rex teria até riscos de quebrar seus dentes.

Luta: Ankylosaurus estava comendo um arbusto, tranquilo, mas à quilômetros de distância, estava o famoso T-rex procurando comida, e bem, ele achou, o Ankylosaurus, antes dele atacar, analisou o inimigo e viu que sua clava estava virada para ele, então foi tentar atacar o Ankylosaurus em outro lugar, mas Ankylosaurus percebeu o T-rex e virou se de frente para ele, T-rex então com sorte, correu para atacar o Ankylosaurus, o Ankylosaurus rapidamente virou com sua cauda, mas o T-rex leva o golpe e grita de dor, mas consegue dar uma resistida para morder o pescoço do Ankylosaurus e torce-lo finalmente, T-rex depois de sair de fazer isso acaba caindo no chão e morrendo sem chances de sobrevivência após ter quebrado sua perna e os dois animais morrem.

Resultado:  Se vocês compararem os fatos, podem ver que o T-rex tem mais vantagens, mas isso é algo muito relativo, Ankylosaurus podia ganhar contra o T-rex e o T-rex podia ganhar contra o Ankylosaurus, ambos tem a mesma chance de vencer a luta! Por isso ambos morreram na luta, então vamos considerar isso um empate!

EMPATE!

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Jurassic Park e seus dinossauros modificados


Finalmente farei a postagem sobre O MELHOR filme do mundo, falarei sobre a franquia Jurassic Park, falarei sobre os dinossauros e os erros.

O melhor filme:

O melhor filme da franquia, na minha opinião, foi o primeiro, pois foi aqui onde tudo começou, onde os dinossauros ganharam sua fama, com o T-rex sendo o antagonista principal, os Velociraptores (que na verdade são Deinonychus ou Utahraptores) sendo os anagonistas secundários, e os herbívoros ganhando sua fama. Sem contar dos efeitos especiais ultra fantásticos!!!

 Erros dos dinossauros:

 Agora falarei sobre os erros nos dinossauros de toda franquia, os dinossauros que não foram citados é porque não tiveram nenhum erro ou porque eu esqueci, nesse caso, avise nos comentários se eu esqueci algum.

Tyrannosaurus rex:


Começando com o dinossauro mais amado do planeta, ele teve seus erros no filme, como sua visão baseada em movimento e velocidade absurda, no filme, ele corre 70 km/h, mas na vida real sua velocidade é de até 32 km/h, e essa teoria de que ele vê apenas o que se move já está ultrapassada, pois o T-rex tinha uma visão estereoscópica como a das águias modernas, era uma das coisas que diferenciava o T-rex de outros predadores, além de sua mordida.

Velociraptor mongoliensis:


Todos sabem o Velociraptor do filme era diferente do real, esse dinossauro que pareceu no filme de se tratava de um Deinonychus, com 2 metros de altura e 3 metros de comprimento, mas ele não tinha pele de lagarto, e sim penas, e o Velociraptor real media 70 cm de altura e 2,07 m de comprimento e pesava cerca de 15 kg.  

Dilophosaurus wetherilli:


O Dilophosaurus foi outro dinossauro modificado, com um tamanho absurdamente menor que o do real, seu crânio também estava incorreto, e não sei da onde os produtores tiveram a ideia de que ele cuspia veneno e tinha uma gola no pescoço. Enfim, ficção é ficção.

Brachiosaurus brancai:


O grande saurópode Brachiosaurus também está incorreto, o seu pescoço tem 90° em forma de S, o que está pois seu pescoço tinha forma mais inclinada, e consegue empinar, coisa que se ele tentasse na vida real teria as veias esmagadas, pois suas patas dianteiras eram maiores que as traseiras.

Spinosaurus aegyptiacus:


Esse foi, sem dúvida alguma, o dinossauro mais modificado da franquia, a primeira coisa foi sua postura bípede constante, que agora está incorreta, pois novos estudos indicam que andando, ele era um quadrúpede obrigatório em terra-firme, sua vela está com formato incorreto, pois a nova reconstrução mostra sua vela com um formato mais quadrado do que circular, e suas pernas também estão incorretas, antes as pernas do Spino não tinham sido encontradas, bem agora foi encontrado, e é essa perna que transformou o animal em um quadrúpede. Suas mandíbulas e dentes também estão errados, as mandíbulas estão com formato incorreto e seus dentes aparecem curvados e serrilhados, um erro grave, pois seus dentes reais eram retos e cônicos, e nem preciso falar sobre sua força, resistência, ferocidade, inteligência e a força da mordida aumentadas absurdamente, não é? Sem contar que no filme, ele parece ter mais adaptações terrestres do que aquáticas.

Pteranodon longiceps:


Até você réptil voador... Bem uma das coisas indiscutíveis foi sua ferocidade, sim o Pteranodon não era tão feroz como você viu no filme, ele era um animal mais passivo, e outro erro é que no filme eles tinham dentes, outra coisa que não tem nada a ver com o real! 

Ceratosaurus nasicornis:


O Ceratosaurus está muito robusto (principalmente na parte do crânio), mas isso aconteceu porque ele recebeu os genes do T-rex, dá pra ver que ficou bem parecido com ele.

Explicação: No Jurassic Park, para criarem os dinossauros, eles misturaram os genes de sapo, modificando os dinossauros e diferenciado do dinossauro verdadeiro, o Dilophosaurus, por exemplo, pode ter recebido uma grande quantidade de genes de algum sapo venenoso, e assim mostra no filme que os dinossauros mudaram de sexo, porque quando sapos dos mesmo sexo eles mudam, assim aconteceu com os dinossauros do filme.

Pois é, uma explicação plausível. Mesmo com todos esses erros, Jurassic Park é um filme que ficou pra história com certeza! Nunca haverá um filme como JP.

domingo, 2 de novembro de 2014

T-rex vs. Espinossauro: A conclusão!

T-rex vs. Spino: A batalha de terópodes mais polêmica do mundo

Setembro, eu postei o segundo episódio do Dino-Batalha, eu fiz uma luta entre o mais poderoso predador de todos os tempos, o Tyrannosaurus rex contra o primeiro dinossauro  aquático e mais comprido dinossauro carnívoro, o Spinosaurus aegyptiacus. Na luta, o T-rex venceu o Spino, e nem todas as pessoas que viram a postagem ficaram satisfeitas com o resultado, na verdade, elas nem precisam ficar satisfeitas porque eu não me importo com o que elas pensam. Para o pessoal que ficou satisfeito com a postagem, nem precisam ver esta postagem, pois ela é apenas para mostrar porque o T-rex ganha do Spino e vocês já sabem porque o T-rex ganha, mas se quiserem ficar para ler, tudo bem:

1º Tamanho: Sim tamanho não é documento, mas se formos comparar tamanho nessa luta, de qualquer jeito, o T-rex era mais alto (com o Spino quadrúpede sem a vela), ele não era mais comprido, mas era mais pesado também, e essas são vantagens estrondosas, pois poderia morder a cabeça e a vela do Spino, qualquer coisa é só você olhar na foto abaixo e ver onde o T-rex poderia atacar. Muitas pessoas ainda acham que o Spino é mais alto que o T-rex, mas não é, o Spino tinha pernas curtas e também era obrigatoriamente quadrúpede nas caminhadas, podia se levantar temporariamente, mas isso não ajudaria em praticamente nada, de qualquer jeito o T-rex poderia esmagar o pescoço fino dele (sem ofensas, pois é mesmo fino).



Tamanho do Spinosaurus (com e sem vela, bípede e quadrúpede) comparado ao T-rex

2º Mordida: Bem, já que vocês já viram onde o T-rex podia morder, imagine ele mordendo com a força de mandíbula mais poderosa de todos os dinossauros! As mandíbulas do T-rex tinham 57.000 newtons, ou seja, 6 toneladas de pressão! Existe uma estimativa que sua mordida tinha 20 toneladas, do site Live Science que descobriu a "arma secreta" do T-rex, estimaram uma mordida de 20 toneladas, eu mesmo não acreditei nessa mordida, mas descobri que era verdade, porém acho 6 toneladas mais confiável. A mordida do T-rex também podia esmagar e triturar ossos, imagine essa mordida no pescoço ou na vela do Spino... Apenas imagine... E se o Spino ficasse em bípede pra lutar com o T-rex (algo que ele provavelmente faria), o T-rex podia agarrar o pescoço dele, mordendo suas veias... Apenas imagine o estrago... A mordida do Spino era o contrário da mordida do T-rex, os dentes do Spino foram feitos para pegar peixes e suas garras eram pequenos anzóis, e sua mandíbula não é poderosa o suficiente para agarrar outro dinossauro e quebrar o seu pescoço como no filme, qualquer grande dino poderia facilmente sair da boca do Spino e quebrar vários dentes dele. O Spino nunca seria capaz de segurar um dinossauro grande com suas mandíbulas, ao menos que ele queira quebrar seus dentes. Claro que ele era forçado a lutar às vezes por comida ou território, mas isso não quer dizer que ele foi feito para lutar.

3º Sentidos: O T-rex era/é praticamente superior a todos os terópodes gigantes nesse tópico, o primeiro argumento é a visão estereoscópica, essa habilidade fantástica desse incrível animal, ela permitia o T-rex focar a sua presa e calcular com precisão, muitos fãs do Spino acham que a visão é mentira, mas se a visão é mesmo por que os cientistas a comprovaram em vários documentários sobre o T-rex, principalmente o "Jurassic Fight Club" e "Dinossauros: A Vida como ela é"? Isso se chama de INVEJA! O olfato do T-rex é também algo que impressiona muito, pois o seu olfato é melhor até que os dos cachorros modernos. A visão e olfato do Spino não eram muito boas como os sentidos do T-rex, pois os sentidos do Spino eram menos desenvolvidos.

4º Inteligência: Isso é algo que confunde muito os fãs do Spino, pois eles "acham" que o Spino é mais inteligente que o T-rex, mas na verdade, o Spino era o menos inteligente dos terópodes gigantes, pois seu crânio era comprido, estreito e achatado, e não cabia um cérebro grande, o crânio do T-rex era espaçoso e cabia um cérebro grande e mais evoluído.



É até desumano comparar os dois crânios.

5º Evolução: Não há o que discutir, o T-rex tem milhões de anos na frente do Spino, o Spino viveu 100 - 95 milhões de anos atrás e o T-rex viveu 70 - 65 milhões de anos atrás, bem o Spino é mais primitivo que o T-rex, e isso é fato, não há como comparar a evolução, é por isso que o T-rex tem armas melhores que qualquer outro terópode, porque suas armas são mais evoluídas, e é por isso que ele foi chamado de "rei dos dinossauros", ele foi o mais evoluído de todos e é claro, o mais poderoso, o T-rex viveu 25 milhões de anos na frente do Spino. Vocês tem noção disso?

6º Velocidade: Bem, o T-rex alcançava 32 km/h, tudo bem que o Spino era mais leve e mais ágil que o T-rex, mas suas pernas eram curtas, seus braços longos suportavam muito peso por serem mais longos e musculosos e eles tinham que suportar o peso do animal já que ficavam apoiados no chão (não, eu não acredito que os braços dele adiantariam tanta coisa contra o T-rex), agora as pernas do T-rex eram longas e fortes e os seus braços não precisavam suportar peso como os do Spino.

7º Anatomia e Resistência: Muitos dos fãs do Spino acham que o Spino é mais resistente que o T-rex, mas isso não é verdade, muito pelo contrário, o T-rex é mais resistente que o Spino por ter um esqueleto grande, grosso e forte, e sem contar que ele tinha grandes músculos espalhados pelo corpo, o T-rex era muito mais robusto que o Spino, o T-rex tinha crânio, mandíbulas, pescoço, costas, pernas e até a cauda, mais musculosos do que o Spino, a única coisa que o Spino tinha de mais musculoso que o T-rex era os braços, mas não adianta nada ter braços musculosos sendo que no resto do corpo ele é muito mais magro. O corpo do T-rex foi "desenhado" para lutar e caçar e foi adaptado para grandes conflitos, o corpo do Spino foi "desenhado" para nadar e pescar, nada mais, nada menos.


8º Experiência: O T-rex é o mais experiente, não há como negar, o Spino é um dinossauro aquático que passava a maior parte do tempo na água, como os crocodilos modernos, e isso já foi comprovado. Toda a anatomia e ecologia do Spino foi feita para pescar e nadar, ele não era um predador terrestre, pois ele não caçava na terra, ele caçava na água, claro que ele comeria um Ouranossauro se chegasse perto da água, mas voltaria na água depois. Agora, o T-rex era o contrário, era predador supremo, ele matava dromeossaurídeos, hadrossaurídeos, o Nanotirano, Anquilossauro, Triceratops, o Quetzalcoatlus que comia filhotes, e até mesmo saurópodes como o Alamossauro. Spino pode ter vivido com mais predadores, mas ele não lutava contra eles, só se for para roubar carcaças quando as águas secavam. Mas o T-rex tinha que lutar para sobreviver, e se trocássemos o T-rex e o Spino de lugares e tempos, é óbvio que o T-rex se daria melhor. 

Conclusão: O Spino não tem chance contra o T-rex, a não ser se ele estivesse em seu habitat natural: a água!




E nem venham com esse blá blá blá nos comentários como: "essa luta não aconteceria na vida real, pois viveram em locais e tempos diferentes". EU SEI DISSO! Estou apenas colocando os fatos e comparar quem vence numa batalha e parece que a ciência está no lado do rei dos dinossauros como sempre e podem chorar a vontade, pois o que importa não é filmes e games como Jurassic Park 3 ou Jurassic Park: Operation Genesis, e sim a ciência e paleontologia. Enfim, acho que já terminei essa postagem, até mais!


P. S.: Só porque eu disse que o Spino perderia contra o T-rex, não quer dizer que eu odeio ele, muito pelo contrário, eu adoro o animal, principalmente porque ele é algo inédito na paleontologia, mas ele não é o mais forte, e vocês precisam aceitar isso.

Fontes: Luta Jurássica Ep. 2, 7, 11 e 12, Anatomia de um Dinossauro, LiveScience: A arma secreta do T-rex foi descoberta, NOVA: Maior que o T-rex

terça-feira, 28 de outubro de 2014

A arma secreta do T-rex foi descoberta


Um paleo-valentão das sortes, um Tyrannosaurus rex poderia morder a presa com a força necessária para levantar um semi-trailer, destruindo os ossos da vítima. Agora, pesquisadores descobriram a arma secreta do dino foi: cabeça-dura.

"Ossos nasais fundidos como arco são uma característica única de tiranossaurídeos", disse o cientista Eric Snively da Universidade de Alberta. "Esta adaptação, por exemplo, foi mantendo os T-rexes de quebrar seu próprio crânio ao quebrar os ossos de suas presas."

Tiranossaurídeos são conhecidos por ter dentes e crânios robustos, assim como áreas ampliadas para fixação e expansão de músculos da mandíbula, o que sugere que eles rapidamente esmagam a carne e os ossos de suas presas. E, embora outros pesquisadores avessem notado o osso nasal fundido do T-rex, como o recurso adicional para a força bruta do animal ou qual o papel que desempenhou tinha permanecido um mistério.

O novo estudo, publicado na revista Acta Palaeontologica Polonica, usou tecnologias do século 21 para olhar para a biomecânica das criaturas antigas.

Esmagamento de ossos

Snively e seus colegas, incluindo o físico Donald Henderson do museu real de Tyrrell, em Alberta e Doug Phillips, da Universidade de Calgary, comparou os crânios e dentes de uma série de tiranossaurídeos até não tiranossaurídeos.

Eles usaram tomografias computadorizadas para olhar para esses fatores da mecânica estrutural como a flexão dos dentes e nariz e força do crânio. Os ossos nasais formam uma espécie de arco em cima dos ossos que suportam o dente do maxilar superior e tomar uma batida sempre que um dinossauro morde.

As tomografias mostraram que as nasais do tiranossaurídeo fundidos foram mais fortes do que os ossos nasais não fundidos encontrados em outros dinossauros carnívoros. "Quando o T-rex mordia, a força dos dentes superiores seriam canalizados para a direita para os [fundidos] ossos nasais", disse Snively. A mordida resultante teria estilhaçado os ossos de presas de azar.

"Porque as nasais [do T-rex] foram fundidos, toda a força de mordida foi transmitida para a comida, em vez de parte da força distorcendo o crânio", disse Snively. "O T-rex especialmente tinha um forte crânio e músculos da mandíbula que transformá-la em uma super-arma zoológica."

Ingredientes perfeitos

T-rex provavelmente não iria recuar a partir de animais maiores também. As médias de tamanho do T-rex ostentava ainda mais força crânio de uma criatura carnívora maior, como o dinossauro Carcharodontosaurus saharicus, cujo cabeça era cerca de um e meio, longa como a do T-rex.

Os cientistas usaram estimativas conservadoras de força muscular quando comparados os pontos fortes gerais dos animais. "Mantivemos os números musculares para baixo porque pensamos que eles não poderiam ser tão poderosos", disse Snively. Ele observou que os colegas do museu Tyrrell mostraram que a mandíbula inferior de um T-rex poderia se aplicar 20 toneladas de força, ou força suficiente para levantar um caminhão-reboque.


Com essa mordida enorme, às vezes T-rex provavelmente teve seus dentes profundamente entrincheirados preso na presa. "Se os dentes cravarem na presa e T-rex não era capaz de extrair o alimento, ele não podia comer muito bem", Snively contou a LiveScience.

É por isso, Snively sugere, T-rex tinha um pescoço poderoso. Em uma fração de segundo, o dino poderia balançar a cabeça e lançar grandes pedaços de carne para cima e em sua garganta. Os cientistas calcularam que um T-rex poderia arremessar uma pessoa de 45 kg mais que 4,5 metros no ar.

O poder de lançamento também significou T-rex poderia rasgar de lado a lado, arrancando pedaços de carne de outro dinossauro. "O lançamento nos mostrou quão facilmente T-rex poderia alimentar; ele iria atirar comida de volta na garganta", disse Snively. "Mas o poder total também nos mostra como T-rex poderia remover carne e osso da presa."

Ele acrescentou: "Todos os recursos do T-rex se uniram para dar a mordida mais forte de todos os animais terrestres. O T-rex apenas tira todos pra fora da água quando se trata de força. "



Esse post foi apenas para traduzir a matéria do site LiveScience, pois muitas pessoas não acreditavam na mordida de 20 toneladas do T-rex. Bem, isso é só uma estimativa e não uma comprovação. Até mais!

Aqui o link que prova que não estou mentindo: Live Science: T-rex's Secret Weapon Discovered.

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

T-rex: Predador ou carniceiro?

Seria o rei dos dinos um carniceiro?

Bem esse é um assunto polêmico na paleontologia, o qual Jack Horner começou, mas depois, outros cientistas rebateram as teorias de Horner que provavam que o T-rex era um carniceiro. Então publicarei aqui:

Jack Horner: Os T-rexes tinham grandes bulbos e nervos olfativos. Isso sugere que poderia ter olfato mais aguçado para sentir o cheiro de carcaças mesmo à grandes distâncias. Pesquisas mostram que dentre 21 dinossauros analisados, o olfato mais forte seria o do T-rex.

Outros cientistas: Os grandes bulbos olfativos não são características apenas de carniceiros, mas também de predadores. Mesmo assim, os carniceiros só usam o olfato para economizar tempo procurando, poupando energia, ou seja, o T-rex poderia ter um bom olfato para não precisar vagar muito atrás das presas, pois as encontraria rápido pelo cheiro, mesmo que ainda vivas.

Jack Horner: Os braços do T-rex são outra prova de que não caçava, pois sem braços longos e fortes não conseguiria lutar e agarrar uma presa.

Outros cientistas: Os braços, mesmo sendo curtos não influenciam na caça, poderia ser um ótimo caçador mesmo sem usar os braços. Segundo estes pesquisadores seu pescoço forte e crânio robusto eram fortes o suficiente para aguentar impactos de uma luta ou queda e segurar uma presa com a ajuda dos dentes preparados para perfurar, rasgar e segurar ao mesmo tempo. Animais de hoje como as aves de rapina e crocodilos são comparados neste quesito com o T-rex, como mais uma prova de que os braços não são necessários.

Jack Horner: O T-rex não era veloz o suficiente para caçar. Era pesado e não podia correr o risco de se machucar fatalmente em uma queda, durante uma corrida, pois qualquer tombo ia quebrar suas costelas. Seu fêmur era praticamente do mesmo tamanho do osso da canela, por isto o animal seria apto para caminhar por longas distâncias, mas não para correr, no entanto, mesmo correndo seria lento.

Outros cientistas: Animais atuais, como cavalos também quebram a perna com facilidade e mesmo assim correm bem, ou seja, o medo de machucar-se não faria o rei parar de correr. Como mencionado antes, o T-rex como outros terópodes caminham sobre os dedos do pé, deixando o pé propriamente dito inclinado, tornando-o parte do osso da canela e aumentando sua capacidade de correr. Geralmente a velocidade dos dinossauros são estimadas a partir de pegadas do animal, mas nunca havia sido achadas pegadas do T-rex, até quena década de 90 encontraram rastros do animal e estimaram sua velocidade em 15 km/h andando e em torno de 40 km/h (embora algumas estimativas indicam que ele não passava dos 32 km/h) correndo, uma média ótima.

Jack Horner: Existem provas fósseis de que o T-rex seria um carniceiro, entre elas um coprólito, cocô fossilizado que continha fragmentos de ossos de outros dinossauros, provando que o T-rex comia ossos de animais. Horner afirma que essa é a característica de carniceiros que tem que se contentar em comer restos de predadores mais eficazes, inclusive ossos. Há marcas de dentes de T-rex na bacia de um Triceratops, mas isto afirma a apenas que ele comeu o dino e não que matou o mesmo.

Outros cientistas: Há fosseis que provam que o T-rex caçava animais vivos, embasando ainda mais a ideia de que não era um carniceiro. Marcas encontradas na cauda de um Edmontossauro fossilizado, mostram que um T-rex o mordeu ali quebrando seu osso, pois as marcas dos dentes são claras. Mas também há uma calcificação, ou seja, o osso "sarou", se colocou novamente, provando que o animal mordido ainda estava vivo e conseguiu escapar do ataque para que o machucado e a fratura se regenerassem. Isso mostra que o grande terópode caçava sim e não vivia só de carniça como afirma Horner. Há também marcas de dentes de T-rex em fósseis de T-rexes, isso mesmo, eles lutavam entre si em batalhas ferozes. Um exemplo é a famosa Sue, que deve ter morrido atacada por um outro T-rex, maior e mais forte, pois no seu pescoço, em uma das vértebras havia um dente de outro T-rex e seu fóssil continha fraturas em alguns ossos, bem como cicatrizes no crânio.

E aí? O que acham das provas que comprovam que o T-rex era um predador? Podem falar o que quiserem, mas NUNCA mudarão a verdade! O T-rex é um predador e isso foi comprovado! Podem chorar à vontade, haters do T-rex, mas cientistas dizem e vocês não podem fazer nada!

DINO-BATALHA #5 - Giganotossauro vs. Carcharodontossauro! Quem vence?

(o dino verde é o Giga, e o preto é o Carcha)

Agora, vou comparar os dois carcharodontossaurídeos para ver quem vai ficar com o segundo lugar dos terópodes mais poderosos (o T-rex é o primeiro). O argentino Giganotosaurus carolinii contra o africano Carcharodontosaurus saharicus.

ARMAS E VANTAGENS DO GIGANOTOSAURUS:

* O Giganotosaurus é um pouco maior, isso é fato.
* Sua resistência, pois ele era mais pesado e mais robusto que o Carcharodontosaurus. 
* Seu crânio de 1,9 m, com o auxílio de seu enorme crânio, poderia dar cabeçadas fatais em seu adversário. 
* O Giga também tem braços e garras maiores que os do Carcha, que podiam agarrar a presa.
* Apesar de ter uma mordida menos forte que a do Carcha, a mordida do Giga também não era pouca coisa, podia chegar a 3 ou 3,5 toneladas.

ARMAS E VANTAGENS DO CARCHARODONTOSAURUS:
* O Carcharodontosaurus, sendo menor e mais leve, ele seria mais ágil e mais rápido, sua velocidade podia passar dos 40 km/h, enquanto o Giganotosaurus tinha 20 km/h.
* Os dentes do Carcha tem 16 cm segundo o documentário Planet Dinosaur, com isso, sua mordida seria mais forte que a do Giga com 4 toneladas.
* Ele também tinha mais inimigos que o Giga, como o Spinosaurus, Deltadromeus e até mesmo os crocodilos da época como Sarcosuchus, apesar do Giganotosaurus caçar um dos maiores dinossauros do mundo, o Argentinosaurus.

Luta: Um Giga estava passeando pela floresta, até ver um deserto, onde um Carcha estava se alimentando de uma carcaça de um filhote de Paralititan, o Giga rouba a carcaça de Carcha, e Carcha tenta atacar, mas Giga dá uma cabeçada em Carcha, ele fica um pouco atordoado, mas consegue se levantar e morde a cauda de Giga, mas Giga sai da mordida, dá uma mordida em Carcha no pescoço, mas Carcha saí, Carcha fica muito ferido e tenta dar uma mordida no pescoço de Giga, mas Giga dá uma outra cabeçada na cabeça do Carcha e o joga no chão, Giga dessa vez, morde o pescoço de Carcha, rasga sua carne e o mata, Giga vence a luta!

Resultado: É muito difícil resolver essa luta, mas eu acredito no Giganotosaurus, é maior, mais resistente e mais forte. Então eu acredito que ele tenha mais chances de vencer, ficando em segundo lugar, enquanto o Carcharodontosaurus fica em terceiro lugar. Mas Carcharodontosaurus também é um dinossauro muito forte e poderoso. Mas Giga fica com o segundo lugar.

Vencedor: Giganotosaurus Carolinii

P.s.: Um fato interessante é que ambos viveram no mesmo tempo (100 - 90 m.a), mas viveram em lugares diferentes, por isso não se encontraram.

DINO-BATALHA #4 - Tiranossauro Rex vs. Triceratops! Quem vence?


Quem ganha essa batalha?



O mais poderoso terópode contra o herbívoro de chifres enormes. O Tyrannosaurus rex vs. Triceratops horridus



ARMAS E VANTAGENS DO T-REX:



* O T.rex tem um crânio poderoso e mais resistente que aço com suas monstruosas mandíbulas de mais de 1 metro e com dentes curvados e serrilhados de 30 cm, com sua potência de mordida de 6 toneladas de pressão, capaz de rasgar carne e estraçalhar ossos. 

* T-rex era mais rápido, ágil, inteligente e resistente também, e também tinha uma visão melhor, então ele atacaria primeiro (de qualquer jeito).

ARMAS E VANTAGENS DO TRICERATOPS:





















* O Triceratops tem seus chifres acima dos olhos com cerca de 1 metro de comprimento e 60 cm de espessura, e o central, com cerca de 18 centímetros. O Triceratops podia matar o T-rex com seus chifres se caso ele atacar em pontos estratégicos.

* Ele também tem uma boina óssea anti-mordidas, mas lembrem-se que o T-rex tinha bactérias na mordida!

Luta: T-rex estava faminto, já que ele era o predador supremo, então resolveu caçar, encontrou um Triceratops comendo um arbusto médio, o T-rex já que é mais inteligente e rápido, foi atacar Triceratops de surpresa, Triceratops percebe o T-rex vindo, mas já era tarde demais, T-rex morde um dos chifres do Triceratops, deixando-o fora de combate, T-rex aproveita o momento e morde o pescoço do Triceratops e quebra o pescoço de sua presa, matando-o instantaneamente, o T-rex rugi e devora o Triceratops.

Resultado: Se você comparar os fatos, verá que o rei dos dinossauros venceria na maioria das vezes em uma luta de 1 contra 1, mesmo sendo poucas chances a mais. Mas lembrando, isso é algo muito relativo, às vezes 2 Triceratops ganhavam de 1 T-rex e às vezes 2 T-rexes ganhavam de 2 Triceratops ou vice-versa, isso é muito relativo, porém, eu apenas citei algo que aconteceria na maioria das vezes que os dois dinossauros lutavam, nesse caso, o rei dos dinossauros tinha um pouco mais chances de vencer a luta.

Vencedor: Tyrannosaurus Rex